18.11.09

Luta pela LIBRAS!!!

Oi, Gente!!!

Como a galera já sabe no dia 14 de novembro, eu e o Beto lançamos nosso 6º livro, os Ecopiratas. Essa história toma por base a defesa da natureza, dos seus animais e vegetais. Mas acabamos nos alistando a uma outra causa tão forte quanto a luta pela Natureza: a Luta pela Libras e pelos Surdos, já que a Trancinha, uma de nossas personagens também é surda.

Recebi esse video interessantíssimo da Sabine que é Coordenadora de Unidade do Colégio Rio Branco no Estado de São Paulo.

Trata-se da luta entre a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e o Implante Coclear que é um aparelho faz o surdo passar a ouvir. Na verdade fica evidente que é uma tentativa covarde de se acabar com Libras dizendo que os Surdos são a pária da sociedade. Como podem ser a pária da sociedade? Vocês já ouviram falar sobre Hellen Keller? A grande filósofa, conferencista e escritora norteamericana que além de surda era cega? Pois é. Essa "pária da sociedade" simplesmente ganhou a Ordem do Cruzeiro do Sul aqui no Brasil, estranho não?

Assistam o video gente. Ah, e uma dica: Abram os ouvidos e arregalem bem os olhos, porque mesmo escutando ou vendo, muitas vezes somos cegos e surdos.

Beijos a todos!!!!

O blog do Germano é www.lutalibras.blogspot.com

Assita ao video no Youtube aqui

Um comentário:

Unknown disse...

Em primeiro lugar, quero parabenizar Vc e o Beto pelo maravilhoso trabalho... adorei a estorinha...muito bem bolada e ilustrada.
Quanto ao lance do IC X Libras, achei que todos estão sendo muito radicais. Acho fantástico como os surdos mudos se comunicam com os sinais...a rapidez e o entendimento da conversa, mostra o quanto são inteligentes e capazes. Por outro lado, creio que o IC é apenas mais uma alternativa e quem o escolhe não é menos inteligente ou capaz. Acho desnecessária esta discussão, já que as duas coisas beneficiam essa comunidade, não é isso?

 
hits